Métodos Aplicados

  Vídeos   Facebook da Trovisca

QUAL O SEU RITMO?

17-04-2013

Complemento do artigo MEXA-SE 5 VEZES POR SEMANA


Fazer exercícios moderados ou intensos depende da sua condição física. Então, preste atenção nos sinais do corpo:

 

Coração
Para saber qual sua freqUência cardíaca em uma atividade moderada, comece com 220 e subtraia sua idade. Depois multiplique o total por 0,7. Exemplo: se você tem 40 anos, comece com 180. Multiplicando isso por 0,7, temos 126, número de batidas que seu coração dará por minuto. Uma boa maneira de medir os batimentos é pôr os dedos indicador e médio no pescoço, buscando a artéria carótida, por 15 segundos, logo após a atividade. Confira o número de saltos que o vaso dá e multiplique por quatro para encontrar o valor adequado ao seu condicionamento.

 

Respiração
Em um exercício moderado, ela se altera. Contudo, você ainda consegue falar uma frase inteira sem buscar ar. Se passar a hiperventilar, ou seja, a ficar sem folego, será sinal de excesso. E aí podem surgir as tonturas por falta de oxigênio no cérebro.

 

Suor
Sem ele, que serve justamente para acabar com o calor excessivo, não há prática moderada. Afinal, os benefícios do desporto só aparecem se seu corpo é exigido. Porém, quando o líquido deixa sua camisa encharcada em poucos minutos, o recado é: você está se exercitando intensamente.

 

Musculação faz parte
Ir ao ginásio também é fundamental para a saúde. Segundo a recomendação das entidades americanas, é necessário levantar peso duas vezes por semana, de preferência em dias alternados, trabalhando regiões diferentes do corpo. A musculação protege as articulações e melhora a resistência. Sem contar que ajuda a combater a osteoporose por facilitar a absorção de cálcio, diz o ortopedista Ricardo Cury. Com os músculos mais desenvolvidos, você ganha em potência e, de quebra, aumenta seu gasto calórico.

 

Para quem passou dos 65
A indicação de se exercitar cinco vezes por semana foi feita para pessoas entre 18 e 65 anos. Se você está numa faixa etária superior a essa, procure intercalar os dias de atividade com os de descanso e evite se esforçar além da conta. Mais importante ainda é consultar regularmente um médico, principalmente se já tiver algum problema de saúde, como uma doença coronária ou artrite. Só não vale parar de se mexer, pois, aí sim, os problemas surgirão a todo momento.

 

Se sobrarem tempo e vontade, ir além da recomendação pode trazer ainda mais benefícios, desde que fique claro haja acompanhamento especializado. Ou você corre o risco do exagero, que acaba com todas as vantagens do exercício.


voltar
NEWSLETTER  l  POLÍTICA DE PRIVACIDADE |  LIVRO DE RECLAMAÇÕES ELETRÓNICO Copyright @ 2013 INOVAnet,lda. Todos os direitos reservados.